sexta-feira, 11 de julho de 2008

V Encontro Mineiro das Guardas Municipais é realizado em Três Pontas


Fotos: Guarda Municipal de Varginha


Foi realizado na cidade de Três Pontas/MG, o evento que marcará uma nova fase das Guardas Municipais. O evento teve a participação de diversas GMs de todo o país, inclusive, com a de um integrante da Guarda Civil Metropolitana da capital paulista, que após receber treinamento nos Estados Unidos, foi nomeado como Policial honorário de uma das cidades do estado da Califórnia.

Dentre os participantes destacamos a presença das Guardas, além da anfitriã Três Pontas, Varginha, Campos Gerais, Pouso Alegre, Angra dos Reis, Atibaia, Belo Horizonte, Campinas, Conceição da Aparecida, Conchal, Conselheiro Lafaiete, Diamantina, Indaiatuba, Itabirito, Itapira, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Mogi-Mirim, Barbacena, Pirapora, Rio Bonito, Boa Esperança, Ilicínea, Mariana, Betim, Contagem, Santa Rita do Sapucaí, São José dos Campos, São Paulo, Uberaba, Rio das Ostras, Poços de caldas, Ouro Preto, Alfenas, Guaíba, Guarulhos, Civil Metropolitana da Capital, Paulínia, Nova Serrana e outras.

O encontro também foi marcado pela presença de diversas autoridades da área de segurança pública, dentre as quais destacamos integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), representantes da Câmara dos Deputados, da Assembléia Legislativa, de Câmaras Municipais, de Secretarias Municipais, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

A abertura das falas ficou a cargo do Secretário Municipal de Defesa Social de Alfenas, Sr. Leonardo Vilela, que destacou a importância dos convênios para facilitar as aquisições de viaturas e equipamentos. Falou também da criação da AGEMIG como um facilitador de contatos entre as Guardas Municipais e o Governo do Estado.

Foram abordados vários assuntos, dando ênfase para as parcerias entre as diversas instâncias da área de segurança pública, como disse em seu pronunciamento, a Sra. Cátia Emanuelle, Coordenadora de ações e Prevenções em Segurança do SENASP, destacou a importância, a missão constitucional das Guardas Municipais, e do trabalho desenvolvido pela SENASP, no sentido de conscientizar a todos a respeito da mudança de mentalidade na área da prevenção em Segurança Pública. Priorizando principalmente a questão do apoio do SENASP na formação, treinamento, aperfeiçoamento constante dos agentes da Guardas Municipais do País. Desenvolvendo um trabalho voltado para a prevenção junto a comunidade, pois o Guarda Municipal, por pertencer ao município, se torna um canalizador efetivo da integração e busca de soluções dos problemas com a população. Destacou também os caminhos a serem percorridos pelas Guardas Municipais que pretendem buscar investimentos Federais para suas Instituições. Finalizando sua fala com as notícias da criação do Selo de Qualidade para as Guardas Municipais e a facilidade de acesso ao PRONASI – Programa voltado para a concessão de bolsas de estudos para aperfeiçoamento dos Guardas Municipais.

O Sr. Ten Cel PM José Fernando Cantarino, disse a respeito da importância da integração da Guarda Municipal com a comunidade. Dando ênfase para a conscientização de ambos em relação aos Direitos e os Deveres de todos. O Guarda Municipal, além de respeitar os Direitos Humanos, deve ter ética profissional e responsabilidade social. Devendo estar constantemente buscando treinamentos e qualificações, para estreitar ainda mais o contato com a população, pois sempre é o primeiro a ser visto, se tornando um porta voz da comunidade, que com bons exemplos acabam gerando um impacto positivo. E que as divergências entre os órgãos de segurança pública devem ter canais de ligação para serem superados, buscando sempre a harmonia e o objetivo comum que o da “Paz Social”. Segundo ele “A Polícia Militar escolheu o caminho da parceria, existem as diferenças, mas o mais importante é a integração, o diálogo e o trabalho em conjunto, cada um dentro do seu papel constitucional de cada Instituição”.

Segundo o Guarda Municipal Naval, a parceria dos órgãos de segurança públicos na integração deve sair da teoria e ser aplicado na prática, sem vaidades e interesses particulares. Destacou a importante evolução que as GMS vêem conseguindo com o apoio da nova política da SENASP. Citou a PEC nº.534, que na verdade não altera os procedimentos dos trabalhos das Guardas municipais do País, pois elas já atuam de forma efetiva na área de segurança. Afirmou também que “ As Guardas Municipais devem ter sua identidade, seus centros de formação e treinamentos próprios. O Guarda Municipal por nascer, crescer e viver na comunidade se torna o principal agente no trabalho comunitário.”

Sr. Carlos Alexandre Braga, presidente da AGMESP, falou em seu discurso sobre as competências e atribuições das Guardas Municipais. Finalizando com a apresentação do vídeo institucional da Guarda Municipal de Paulínia/SP e uma mensagem do Secretário Municipal de Segurança a todos os participantes do evento. Depois o Pelotão de Choque da Guarda Municipal de Paulínia fez uma apresentação na principal praça da cidade de Três Pontas.